Pesquisar

quarta-feira, 15 de junho de 2011

O mundo reduzido á 100 pessoas

Se fosse possível reduzir a população do mundo inteiro a uma aldeia de 100 pessoas, mantendo a actual proporção dos habitantes do planeta, tal povoação seria composta de:

57 Asiáticos
21 Europeus
14 Americanos (Norte, Centro e Sul)
8 Africanos.
52 seriam mulheres
48 homens.
70 não brancos
30 brancos.
70 não cristãos
30 cristãos.
89 seriam heterossexuais
11 seriam homossexuais. 
6 pessoas possuiriam 59% da riqueza total, e todas as seis seriam dos EUA.
80 viveriam em casas inabitáveis
70 seriam analfabetos
50 sofreriam de desnutrição
1 estaria para morrer
1 estaria para nascer
1 teria computador
1 teria formação universitária.

Se o mundo for considerado sob esta perspectiva, a necessidade de aceitação, compreensão, educação e desenvolvimento torna-se evidente. 

Considera ainda que, se acordaste hoje mais saudável que doente, tens mais sorte que um milhão de pessoas, que não verão a próxima semana.

Se nunca experimentaste o perigo de uma batalha, a solidão de uma prisão, a agonia da tortura, a dor da fome, tens mais sorte que 500 milhões de habitantes da Terra.

Se podes ir à igreja sem o medo de ser bombardeado, preso ou torturado, tens mais sorte que 3 milhões de pessoas no planeta.

Se tens comida no freezer, roupa no armário, um teto sobre a cabeça, um lugar para dormir, considera-te mais rico que 75% dos habitantes deste mundo.

Se tiveres dinheiro no banco, na carteira ou uns trocados em qualquer parte, considera-te entre os 8% das pessoas com a melhor qualidade de vida em todo o mundo.

Se puderes ler esta mensagem, recebeste uma dupla benção, pois alguém pensou em ti e tu não estás entre os dois mil milhões de pessoas que não sabem ler.

Criemos um mundo mais tolerante, próspero e humano.

Façamos do Homem a medida de todas as coisas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário